sexta-feira, 11 de setembro de 2015

EVANGELIZACAO INFANTIL

A Importância da Evangelização Infantil

"É possível a renovação do mundo em que habitamos, além da reforma interior de cada um para o bem, sem darmos à criança de hoje o embasamento evangélico?
Sem a renovação espiritual da criatura para o bem, jamais chegaríamos ao nível superior que nos compete alcançar. Ajudar a criança, amparando-lhe o desenvolvimento, sob a luz do Cristo, é cooperar na construção da reforma santificante da humanidade, na direção do mundo redimido de amanhã." (Emmanuel, Encontros no Tempo, 5. ed., perg. 42)
Por que o período infantil é o mais importante para a tarefa educativa?

“Encarnando, com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse período, é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos de educá-lo.” (Allan Kardec, O livro dos espíritos,76. ed., perg. 383).
“A delicadeza da idade infantil os torna brandos, acessíveis aos conselhos da experiência e dos que devam fazê-los progredir. Nessa fase é que se lhes pode reformar os caracteres e reprimir os maus pendores.” [...]. (Allan Kardec, O livro dos espíritos, 76. ed., perg. 385). 
Por que a escola de evangelização espírita infantil antes dos 7 anos de idade?

“109. O período infantil é o mais importante para a tarefa educativa?
- O período infantil é o mais sério e o mais propício à assimilação dos princípios educativos.
- Até aos sete anos, o Espírito ainda se encontra em fase de adaptação para a nova existência que lhe compete no mundo. Nessa idade, ainda não existe uma integração perfeita entre ele e a matéria orgânica. Suas recordações do plano espiritual são, por isso, mais vivas, tornando-se mais suscetível de renovar o caráter e estabelecer novo caminho, na consolidação dos princípios de responsabilidade, […].
- Passada a época infantil, credora de toda vigilância e carinho por parte das energias paternais, os processos de educação moral, que formam o caráter, tornam-se mais difíceis com a integração do Espírito em seu mundo orgânico material,[...].”
(Emmanuel, O Consolador, 15. ed., perg. 109). 
Qual deve ser o conteúdo espírita a ser estudado pela criança na escola de evangelização?

“Temos ouvido o espírito de Emmanuel há muitos anos com respeito a estes assuntos, […]. Nós sempre nos desvelamos em nossas casas, no ensino da bondade, do perdão, das atitudes evangélicas em si, mas precisávamos descobrir um meio de comunicar à criança, algum ensina-mento em torno da Lei de Causa e Efeito, mostrando determinados tópicos dos mais expressivos para o mundo infantil, com respeito à reencarnação, um problema da imortalidade da alma.
Muitas vezes, nós esquecemos de conduzir a criança para este tipo de lição, para este tipo de comentários, com receio de apressar na mente das crianças determinados pensamentos com relação a morte do corpo.
Precisávamos estudar quais os meios de começar a oferecer à criança, bases para que ela se conheça no mundo em que está vivendo e naquele mundo social em que ela vai viver.”
(Emmanuel , A Terra e o semeador, 7. ed., perg. 101) 
O que é o Instituto da Criança?

O Instituto da Criança é uma unidade de trabalho, ensino e pesquisa, especializada no atendimento à infância. 
Laboratório de experiências fecundas onde se busca a compreensão do ser reencarnante em seu estágio infantil, se labora pela atualização contínua de conteúdos e procedimentos didáticos-pedagógicos, e representa a sintonia da teoria com a prática, a compreensão aliada à ação, o amor materializado em benefícios no campo do atendimento à criança no Centro Espírita. 
Por que implantar esse Instituto na Casa Espírita?

Ressaltamos a importância deste Instituto para que o Centro Espírita cumpra seu papel de Escola da Alma ensinando a viver, registrando algumas orientações onde a eloqüência dos espíritos aponta a evangelização infantil como a resposta divina para que se perpetue nas mentes e nos corações a revelação Kardequiana, sob as bênçãos de Jesus Cristo, pelos tempos afora.
A educação no período infantil, sua utilidade e relevância, bem como a necessidade que tem o evangelizador de estudar e se preparar continuamente compõe o que denominamos de justificativa para que o Centro Espírita organize um Instituto da Infância com características de estudo e trabalho contínuo em favor da infância.

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