quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Onde te Encontres

Onde te encontres

A reunião teve lugar na sede do Grupo de Estudos Espírita Allan Kardec, em Hässelby (Estocolmo, Suécia) numa tarde de junho , e diversos brasileiros falaram sobre suas dificuldades e suas saudades.À noite, a Instrutora Espiritual escreveu a mensagem em foco.

No seu processo de evolução, o espírito se encontra onde se fazem mais propiciatórias as circunstâncias para o seu crescimento interior.
O acaso reflete pobreza de entendimento das Leis de Deus, não tendo existência real.
Não há quem se encontre no lugar errado, exceto se a própria insânia para ali o conduziu.
Uns retornam aos sítios onde delinqüiram, a fim de reparar ; outros volvem às comunidades onde deverão desenvolver o próprio e o progresso geral; outros mais iniciam experiências  em regiões desconhecidas, a fim de amadurecerem sentimentos e treinarem fraternidade.
Todos, porém, ascendem sob circunstâncias  e oportunidades que lhes favorecem a aprendizagem, mesmo quando essas se apresentem severas ou ásperas.
O caminho de iluminação é palmilhado a esforço muito grande e perseverança constante.
Desse modo, o familiar impertinente e perverso para contigo pode ser tua antiga vítima, que na sua infância espiritual se te transforma em algoz.
O amigo ou conhecido que se faz adversário, e cumula-te o coração de espinhos, já esteve contigo em outros cursos educativos, e tu lhe desrespeitaste a confiança.
O chefe atormentador, o mestre impiedoso, o auxiliar rebelde são as tuas oportunidades para treinar paciência e equilíbrio.
Todos eles no entanto, estão na pauta dos teus deveres.
Assim, sem saber como te ligaste a pessoas difíceis, de quem não consegues desatrelar ; vives em lugares que te desagradam  e não logras abandoná-los ; trabalhas onde sofres e não dispões de outra alternativa. Foges, buscando novos ares e novas companhias, logo retornando ali para dar continuidade ao processo libertador.
Abre-te ao amor e ao bem, onde estejas e com quem te encontres.
Aprende a entesourar bênçãos na dificuldade, como se colhesses lírios no chavascal.
Desincumbe-te dos teus compromissos, mesmo daqueles que se te apresentam aflitivos, com a alegria de quem se liberta.
Jan Huss, o grande renovador cristão, seguiu a Constança, com um salvo-conduto do rei Sigismundo, para defender-se de infames acusações. Traído e abandonado, foi vítima de hediondo julgamento, condenado e queimado vivo na fogueira, sem reclamar, e orando a Deus.
Joana d’Arc saiu de sua aldeia natal,conduzida pelos seus amigos espirituais, para sofrer a fogueira em Rouen,  depois de arbitrário julgamento e abandono do rei, a quem coroara na cidade de Reins.
Cristóvão Colombo realizou várias viagens após descobrir a América, e, vitimado pela inveja e indignidade dos amigos, morreu quase esquecido e na miséria, em Valladolid.
Ernesto Semmelweiss, por estudar a infecção puerperal e propor a assepsia embrionária, foi expulso de Viena e morreu contaminado pela doença, em Bruxelas.
Foram muitos aqueles que experimentaram o testemunho, o martírio e a glória espiritual fora dos lugares onde nasceram, distantes dos seus afetos.
A vida conduz a criatura que se lhe torna maleável, ao lugar onde se encontram os melhores recursos para o seu progresso.
Dessa forma, atravessa o teu caminho de ascensão sem deixar sombras, que necessitarão ser iluminadas, ou débitos que devas resgatar.
Aonde te encontres, e com quem estejas, faze o melhor ao teu alcance, encerrando aí o compromisso.

A insatisfação íntima faz-te mudar com freqüência. Porque estás indisposto, tudo se te apresenta desagradável, crítico e desgastante.
Se te conscientizares, porém, de que onde estiveres, terás de te iluminar, e com quem te encontres, deverás compreendê-lo e tolerá-lo, ficará mais fácil enfrentar os desafios dessa área.
Quando se faz sol interior, a claridade expande-se e assinala com luz todas as coisas. Acende-o no teu íntimo.
Jesus abandonou sua cidade e os seus, a fim de viver com os outros, que tornou seus irmãos, visitando as diferentes regiões do seu país, para morrer e ressucitar em Jerusalém, a capital impiedosa, exaltando o amor e ensinando a lídima fraternidade que deve coroar todas as vidas.

                                                               Joanna de Ângelis

Link: www. spiritismo.de

Nenhum comentário:

Postar um comentário